Translate

sexta-feira, 6 de novembro de 2015

Pernil assado para o Natal.

Todo ano faço um pernil de 12 kg para o natal em família. Essa carne tem um preço muito bom e o resultado do prato é ótimo. Vou passar a vocês minha receita. Quando se põe o pernil para assar, um cheiro de festa, de fartura invade a casa.



Ingredientes:

1 pernil (do qual foi tirado o couro deixada a camadinha de gordura) todo furado com uma faca de ponta.
1 litro de vinho para cada 2 kg de carne
pimenta do reino em grão
zimbro em grão
sal 
alho ( uma cabeça de alho para cada 4 kg de carne)
suco de limão 
folhas de louro
geleia de frutas (a gosto)
mostarda

Modo de fazer:


Bata no liquidificador a pimenta do reino e o zimbro. Depois de bem moído acrescente  sal, alho, vinho e o suco do limão. Coloque o tempero sobre o pernil de modo que fique parcialmente dentro dele. Acrescente as folhas de louro. O pernil deve ser virado duas vezes por dia, dentro do tempero. Deve ficar marinando (ou seja, dentro do tempero) por 3 dias. Se estiver calor colocar na geladeira.

No quarto dia levar ao forno quente, calculando aproximadamente uma hora para cada quilo de carne. É preciso, durante o processo de assar o pernil, rega-lo com o próprio molho, a cada hora. Asse no dia 23 de dezembro, mas deixe a última hora de forno para o dia de natal. No dia 24 colocar mostarda misturada com a geleia sobre o pernil e deixar 1 hora  no forno bem quente, para aquecer e ficar lindo!

Com o restante da gordura que sobra  na assadeira, separo parte para colocar sobre o pernil fatiado e faço, com o restante, uma maravilhosa farofa com cebola, azeitona preta, ovos cozidos picados, cheiro verde e farinha de milho.

Quanto ao couro, aprendi com Nigella Lawson a colocar numa assadeira, com a gordura para baixo, no forno bem quente. A gordura derrete, você põe, depois de assado, o couro sobre um papel toalha e depois comete o pecado de comer o torresmo assado: uma delicia!


Nenhum comentário:

Postar um comentário