sexta-feira, 18 de setembro de 2015

Moqueca capixaba.


Em dezembro de 1971 eu e minha família nos mudamos para Vitoria. Fomos morar numa casa maravilhosa, junto a praia. Foi trabalhar comigo uma cozinheira incrível chamada Jovita. Aprendi com ela esta moqueca capixaba. É a que hoje que passo para vocês e serve 6 pessoas. 

Observação: Você vai precisar de uma panela de barro que possa ir ao fogo.

Elementos: 

2 kg de peixe em postas de 1,5 cm de espessura ( badejo, robalo ou similar. Uma segunda hipótese é com postas de cação)
1 maço de coentro
1 maço de cheiro verde
4 folhas de louro
5 cebolas grandes cortadas em rodelas
2 copos de azeite de oliva
2 colheres de sopa de colorau
sal a gosto
pimenta do reino
farinha de mandioca para o pirão


Como fazer:

Tempere o peixe 1 hora antes de fazer a moqueca com sal e pimenta do reino. Corte o cheiro verde e o coentro em pedacinhos. Coloque nos copos cheios de azeite a colher de sopa de colorau e mexa bem. Agora coloque metade da mistura no fundo da panela de barro e espalhe. Sobre ela metade da cebola, metade do coentro e do cheiro verde. Agora o peixe já temperado, arrumando as postas. Em seguida, sobre o peixe novamente metade da cebola, do coentro e do cheiro verde. Coloque também o louro. Sobre tudo coloque o restante do azeite com colorau. 

Leve ao fogo alto e vá chacoalhando a panela, sem mexer diretamente na moqueca, para não grudar no fundo.

Vai se formar um caldo na panela de moqueca. Retire mais ou menos a metade desse caldo, coloque em outra panela, coloque mais um pouco de água fria, acrescente mais sal e a farinha de mandioca, nessa ordem. Leve ao fogo e engrosse o pirão.
Sirva a moqueca fumegando, o pirão, arroz branco e pimenta se gostar.
Adoro essa comida!



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Geléia de pimenta dedo de moça com abacaxi.

Conheci essa geleia usada para comer com dadinhos de tapioca. Tentei fazer e não tinha conseguido até hoje. Consegui e ficou ótima! Ingredie...