quarta-feira, 5 de janeiro de 2022

Na cozinha você é fada ou feiticeira?


Esta postagem é sobre nossos "deveres de casa" como mulheres. Eu acho que o serviço doméstico é um serviço de gente louca, ou seja, você repete todos os dias as mesmas coisas, infinitamente. 

A única coisa que não é esse continuo repetir é cozinhar. Eu amo cozinhar e concordo com Mia Couto, escritor angolano que diz que "cozinhar é uma forma de amar os outros".

Eu comecei com dez anos a ir para a cozinha, pois minha mãe não gostava de cozinhar e fazia isso mal. Comecei a pesquisar receitas e o que tenho feito neste blog é compartilhar esse acervo adquirido neste tempo todo. 

Cozinhar estimula todos seus sentidos e ainda  estimula a criatividade. Eu sou arquiteta e já li sobre o que arquitetura e cozinha tem em comum: criatividade.

Sempre que faço uma receita nova sigo fielmente o que está escrito. Na segunda vez já faço as mudanças que achei necessarias. Criatividade é a chave!

Por onde viajei trouxe livros de receitas e anotei o que comi de gostoso para tentar repetir. Vale a pena, pois o paladar eo olfato nos transportam no espaço/tempo.

Eu não entendo as pessoas reclamarem nos grupos por ter que cozinhar. O jeito de encarar a cozinha é como se você entrasse num laboratorio de alquimia, onde coisas vão virar comidas maravilhosas depois de serem transformadas. 

Eu acho, alem de ser uma alquimia, a cozinha ser tambem um ambiente mágico, onde se transformam elementos naturais, atraves da varinha mágica da colher de pau e da panela (ou caldeirão) em comidas maravilhosas.

Na cozinha somos todas fadas ou feiticeiras (a sua escolha) e curtir isso torna nossa vida melhor!



Arroz de Braga

Mais uma de minha querida amiga portuguesa Emilia.  Arroz de Braga  1 kg de coxa e sobrecoxa de frango 1 cebola grande 1 linguiça calabreza ...