Na Grécia é uma comida bem comum. Eu fiz moussaká para uma reunião de família e todo mundo adorou! Tente, você vai gostar.
Ingredientes (serve 4 pessoas)
3 beringelas em fatias de 0,5 com com casca
1 molho de tomate (eu uso da Heinz)
2 cebolas grandes processadas em pequenos pedaços
600 grs de carne moída (usei músculo)
4 cravos
1 colher de chá de canela em pó
1 colher de sopa cheia de zatar.
4 dentes de alho
2 cubos de caldo de carne (eu uso Knorr)
2 queijos frescos de cabra (pode substituir por muçarela e parmesão)
1/2 xícara de azeite de oliva
1/2 litro de leite
2 colheres de sopa de farinha de trigo
1 colher de sopa bem cheia de manteiga
sal se necessário
Modo de fazer
Corte as beringelas e coloque num tabuleiro forrado com papel manteiga, com um pouquinho de sal e um fio de azeite. Leve ao forno 200 º por 15 minutos, ou até ficar macia.
Numa panela coloque o azeite de oliva e refogue a cebola e o alho, acrescentando em seguida o molho de tomate e os cubos de caldo de carne previamente dissolvidos em água quente. Acrescente então a carne moída, os cravos triturados, a canela e o zatar. Deixe a carne cozinhar, num fogo muito baixo, por 1 hora.
Observação: Esse fogo muito baixo é obtido você quase desligando a boca do gás, bem baixinho mesmo. Eu uso muito porque, alem de economizar gás, não queima comida.
Agora vamos fazer o molho branco: numa panela coloque a manteiga e a farinha de trigo. Vá mexendo até misturar tudo. Agora coloque o leite quente e acerte o sal. Deixe engrossar. Se criar grumos ou pelotas, coloque no liquidificador.
Montando a moussaká: arrume numa vasilha refrataria as beringelas, por cima a carne pronta, por cima da carne o molho branco e por último o queijo.
Leve ao forno por 30 minutos e está pronta a delicia e prepare-se para os elogios.